quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Movimento feminista diz não a depilação

Essa semana ao passear pela rua, ganhei um jornal da Folha Universal (detalhe o jornal era de outubro e estamos na metade de novembro). Folheando o jornal me deparei com a coluna “olhar feminino”, cuja matéria dizia: “Movimento feminista que defende que mulheres não se depilem ganha força ao redor do mundo”. Ahhh... vou nem relatar a cara que eu fiz só em ler esse título, entrento, achei que isso daria um bom assunto para o blog, então vou apenas dar a vocês um resumo-resumão-resumido (escrito ao meu modo) da matéria do jornal.

Todo mundo sabe, que as mulheres se preocupam e muito quando o assunto são pêlos (com ou sem acento?). Muitas passam por rigorosos rituais de depilação, alguns são verdadeiras torturas medievais (uso o bom e velho prestobarba... infelizmente, algumas vezes minha perna sai ferida dessa batalha). Entre o mundo da depilação e de todos esses processos que nos deixam com pernas lisinhas (não só as pernas :x), mulheres estão pegando carona ao movimento contrario a tudo isso, eis que surge o movimento feminista Hairy Awarey, algo como “peludas conscientes”... (gsuiiis), movimento este que defende que as mulheres deixem os pelos das axilas, pernas, buço e virilha, crescerem naturalmente... (gsuiiis²) Assim como nos homens. (tenso)
“Ao inferno com o que os outros pensam!”, esse é o slogan do movimento, que ganha destaque na Inglaterra e já conquista as mulheres do Brasil. Segundo o movimento, a ausência de pêlos no corpo seria uma ideia estética estabelecida pela sociedade... sociedade esta que busca a perfeição (muitas vezes, uma falsa perfeição).
“Há muitas razões por que as mulheres sentem que deveriam remover os pelos, ainda que muitas delas preferissem deixa-los, se a sociedade permitisse”, argumentou Jéssica Burton, administradora do grupo, em seu perfil social no site de relacionamento FaceBook.

Ooook! Agora eu pergunto... Se isso virar moda por aqui no Brasil, como essas mulheres irão pra praia com seus bikinis atochados e sem estarem depiladas??? (...)
Isso é um assunto delicado, pois muitos defendem a depilação e tantos outros defendem o estilo mata cerrada... Mas entre motivos contras ou a favores, manter ao menos as axilas depilada é uma questão não só de estética mas sim de higiene, não só para as mulheres, mas principalmente para os homens... Pegar um trem ou ônibus lotado e um cara esticar o sovaco cabeludo do seu lado, é tensooo O_õ
Bom... eu sou favorável a uma depilação básica, tanto pra mulheres quanto pra homens... E vocês?

Isso foi mais um artigo de saude publica inutil inutilidade util, do seu blog DasCapeta. Que nesse caso preferiu manter o nariz longe dessa matéria (literalmente).



Font: Para ler a matéria completa, é só ir atrás da Folha Universal do mês de outubro.

2 comentários:

  1. Tenso. Mas tenho a resposta: Se a moda pegar aqui no Brasil, mulheres poderão optar por penteados ao seu estilo, exemplo: Rastafari-sovaquetion: onde faz-se trancinhas variadas no sovaco; Banana-Melada: Faz-se um coque banana nos cabelos da axila e passa-se minancora para manter o penteado fixo; ou o famoso Rabo de Cavalo que pode dar as suas crinas axilianas um belo penteado para aguentar o verão. (Dicas por Nicolly Fuzil)

    OBS: Respondendo a pergunta de Samara, veja como as mulheres usarão bikinis: http://2.bp.blogspot.com/_9PoaqdXfFbI/TIV2yj3zTQI/AAAAAAAAEKU/whuW9nCCvco/s1600/mulher-peluda.jpeg

    Que nojo!

    ResponderExcluir
  2. Discordo que a depilação seja fruto de uma ideia estética de uma sociedade que deseja a perfeição (não que não seja esse, em certo modo, o ideal de nossa sociedade). A depilação é muito mais uma infantilização do corpo. O crescimento de pêlos é um dos sinais que marca o início da adolescência-idade adulta. Esse fetiche de ver a mulher - agora também os homens - inteiramente lisinhos como uma criança é, ao meu ver, um apelo à pedofilia. Aliás, quem tem o corpo praticamente sem pêlos são as criancinhas.

    Aliás, a depilação feminina não deixa de ser uma marca da dominação masculina. A DEPILAÇÃO É A BURCA BRASILEIRA

    Veja abaixo a reprodução do diálogo entre uma garota brasileira e uma garota da Tunísia (aconteceu de verdade):

    - As roupas compridas aqui são a depilação de vocês.

    - Hein? (claro, não entendi nada na época)

    - Nós podemos, aqui na Tunísia, usar roupas curtas como as que você está usando.

    - Então como não usam, com um calor desses?

    - Bom, aí é que está a questão. Poder, você pode. Mas se você usar, não consegue namorado, aí não consegue casar, aí é uma tristeza pra você e pra sua família...

    - Mas e a depilação?

    - Bom, imagino que dói fazer depilação, certo?

    - Sim.

    - Então por que vocês se depilam sempre? Teoricamente você pode parar certo?

    - É, mas aí...

    Creio, leitoras (e eventuais leitores), que não preciso continuar a conversa. Confio no nível de inteligência de vocês. O que tememos que aconteça se não nos depilarmos? Por que nos sentimos “sujas” ou “feias” se não estamos depiladas?

    Pra ver o post todo: http://www.mulheralternativa.net/2010/04/depilacao-e-burca-brasileira-uma-menina.html

    ResponderExcluir