quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Sessão Cinema: Trilogia Cubo

Essa semana, como não tinha nada para fazer, resolvi fazer uma sessão cinema, filmes escolhidos: a trilogia Cubo. Nem sei se posso chamar isso de uma trilogia, também não sei se os produtores do filme realmente queria uma, mas enfim, vi os tres filme: O Cubo, Hiper Cubo, Cubo Zero. Vejamos: Se me pedirem pra resumir os tres filmes em uma unica palavra, esta palavra seria PORCARIA (¬¬) Perdi dois dias de minha vida vendo esses filmes, que são uma droga. Como pode isso ter tido algum ibope!?!

A principio vi toda uma pompa com relação ao primeiro filme: O cubo. Pelo resumo achei que seria uma boa. Claro, porque quando você lê que: "Seis pessoas, acordam presas num labirinto. Onde salas em forma de cubos contem armadilhas mortais. Sem comida ou água, uma matemática, um engenheiro, um policial, um ladrão, uma psicologa, um deficiente mental se unem para resolver um enigma praticamente insolúvel". Você vai achar legal.
OK! Admita, assim parece interessante... Mas NÃO É!!! É chato, repetitivo, sem ação. Nem as armadilhas fazem você tremer de emoção e espectativa. A unica espectativa que criei, foi torcer para o proximo morrer. Acostumada com Jogos Mortais, quando lemos armadilhas mortais, a gente logo se empolga... mas não, por mais bem preparada fossem, as armadilhas de O Cubo, não fazem você olhar pra tela e dizer: UAU! É assim que o ser humano é por dentro! (tah! tem uma ou duas mortes bem boladas... mas só!)
Enfim, deixando a parte sanguinolenta de lado (a parte mais interessante) vamos nos prender a estoria. Que também é uma porcaria. Você assisti o filme achando que tudo sera esclarecido, afinal os porquês precisam de respostas: Por que essas pessoas foram presas? Qual o motivo? Qual a ligação? Quem criou o Cubo? Por que um Cubo?? Por quêêêêê!!?!!
Nada. A resposta é NADA. Não tem resposta. O filme simplesmente acaba, todo mundo morre, e pronto (ehhh, contei o final, até porque você não iria assistir o filme mesmo) u.u Entretanto, depois de ver os outros dois filmes, achei esse primeiro otimo.. Por quê? Explico...

Aí entra o segundo filme: Hiper Cubo. Lançado em 2002. Nota: O primeiro filme 'O Cubo', foi lançado em 1997. Levaram CINCO anos pra deciderem fazer a continuação. Ok! Coisas do cinema demora, realmente. Então, os produtores, enfim, decidiram que o filme merece respostas. Isso foi o que eu pensei, afinal seria uma continuação, não é mesmo? OMG!!!
Esse conseguiu superar todas as espectativas!! Foi a maior bosta que ja assisti. Já vi muitas pessoas reclamarem de continuações distorcidas, mas essa do Hiper Cubo, bateu o record (¬¬) As perguntas só aumentaram depois desse filme. Sem falar que o primeiro filme conseguiu ter mais sentido do que este.
Neste Hiper Cubo, temos a tecnologia em favor das armadilhas, porem, ultrapassaram a barreira do bom senso, e você vê a criação de varios e varios 'mundos' dentro do diabo do cubo, de repente passou a existir dezenas de realidades paralelas, onde o espaço e tempo começaram a se juntar. (hein!?!)
Sem contar que, o que no primeiro filme tinha de cores, esse tem de branco. Imagina assistir um filme com mais de uma hora e meia de duração, com tudo branco. (O.o)
Aí o filme acaba (ohhhh) No final, você tem uma diferença do primeiro, vê pessoas além cubo. Mas as respostas continuam aí, te pertubando. Quem criou o cubo? Por que cubo? Por que essas pessoas? Por quêêêêê!!?!!

Como sou muito teimosa, e não desisto facil, assisti o terceiro filme, entitulado: Cubo Zero, lançado em 2004 (opa! esse foi mais rapido) Era o inicio, como tudo começou.. Éhhhhhh, enfim terei respostas!!! Ledo engano (PQP)
Como sempre, um grupo de pessoas presas em um lambirinto, onde salas tem formas de cubos. OK! Como é o inicio, tudo no filme deveria ser de forma meio rudimentar, sem a tecnologia de ponta presente no segundo filme. Entretanto, não é o que vimos. Alta aparelhagem, estão presente neste filme, onde funcionarios do cubo, observam as vitimas no lambirinto. Eh, eu disse funcionarios (!!?!)
Neste inicio, vemos o cubo não só pelo lado de dentro, como também o de fora, para que tudo no cubo funcione, 'eles' tem funcionarios, que não passam de outras vitimas, porque tais funcionarios, não tem vida fora do cubo. Vivem, respiram e até comem o diabo do cubo.. Quando me referi a 'eles', é porque só aparece os peões, os caras que são facilmente substituidos, 'eles' os chefes, nem quem trabalha conhece. Esse Cubo Zero, consegue ser pior que o segundo..
Se criaram este filme para explicar como tudo começou, então perderam tempo e dinheiro, porque NADA é defenitivamente explicado, até as explicaçoes presente, sofrem perguntas.
Você vê como funciona o Cubo, mas não explica qual o intuito dele. Como as pessoas são escolhidas? Por que precisam morrer? Quem criou o cubo? Por que cubo? Por quêêêêê!!?!! E acaba o filme. E as perguntas continuam. Algumas coisas são resolvidas, assim você acaba entendendo alguns dso por ques do primeiro filme, mas só.. Só isso... (aff)

Gente, até os filme mais toscos tem explicações resolvidas. Por mais matança que tenha, tem aquela explicação de como tudo aconteceu, o motivo, o que levou ao ocorrido. Freddy tem explicação, Jason tem explicação, Rejeitados pelo Diabo tem explicação.. Jogos Mortais tem uma excelente explicação.. Até aquele boneco tosco assassino do Chuck tem a porcaria da explicação... MENOS O CUBO!!!!
Um filme sem sentido, sem motivo, sem responsavel, sem vilão. Apenas pessoas morrendo em um cubo. Pronto! Onde nem as mortes são interessantes (¬¬) A estoria não é interessante, os atores não são interessantes.. o cenário não é interessante e nem os efeitos especiais são interessantes...

Ouu seja: DasCapeta, NUNCA nessa vida irá recomendar a trilogia Cubo. Porem, se você for mais teimoso que eu (teimoso e curioso) e querer assistir essa droga, então assista somente o primeiro filme "O Cubo", dentre os tres é o menos pior. Veja só ele! Você não vai querer ver os outros.

14 comentários:

  1. no segundo ,as pessoas que estão dentro do cubo tem relação com o proprio, ou projetou algo ou trabalhou pra empresa responsavel,no terceiro as pessoas que sao jogadas la dentro,são contra diversas coisas .

    ResponderExcluir
  2. isso ainda nao é uma explicação plausivel. pq essas pessoas? e no terceiro tb, não existe uma unica logica nesses filmes... nah..

    ResponderExcluir
  3. Bom.... Matrix acaba te deixando com mais perguntas que respostas. Esse é o lance! A pergunta é sempre mais importante que a resposta.

    ResponderExcluir
  4. e eu que tive que fazer uma prova de filosofia, questões: fale sobre a política do filme, explique o senso comum e senso crítico do filme... Estou aqui vagando na internet a procura de respostas, para entender a este filme do capeta.

    ResponderExcluir
  5. ta aí, nunca tinha visto por esse lado. vai ver q o filme só transmite as perguntas, sem respostas..
    tenso hein, fazer uma prova q tenha q falar desse filme.. só pra quem estuda psicologia msm..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade você não teve as respostas porque talvez não tenha feito as perguntas certas...

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Nada a ver kkk O filme não é uma proposta de suspense ou terror ou qualquer coisa assim. É um filme com base filosófica e exige um certo estudo por trás do contexto para que possa ser entendido. É complexo e entendo você tirar uma conclusão dessas, uma vez que não 'sentiu o suspense'.. Isso pq não é só isso!
    Enfim, essa é sua opinião, a minha está aqui para quem quiser ver, só pra que quem leia a sua matéria, não entre em um erro tão grande quanto à ideia dos filmes..

    ResponderExcluir
  8. Assino em baixo tudo desse post.

    Assisti o primeiro filme no Netflix e não entendi nada, fiquei confuso, foi pro segundo, fiquei puto, aí no terceiro fiquei muiiito puto.
    Não vejam, o terror é a falta de noção do chapado roteirista.

    ResponderExcluir
  9. gostei do primeiro e do segundo filme o terceiro perde a linha por ter muitas cenas fora do cubo, mas a expectativa do filme é essa gerar duvidas a quem estar vendo. seria bom que tivesse um reebot

    ResponderExcluir
  10. Eu assisti os 3 e gostei bastante, em algum momento o filme transmite uma mensagem filosófica e que quem é acostumado com velozes e furiosos não entende. Não tendo muitas respostas é que o torna curioso e se quiserem respostas óbvias vao assistir novela...

    ResponderExcluir
  11. interessante.. um filme que rendeu assunto, vendo pelos comentarios. Ta bom, este é um filme para quem tem paciencia e ate um pouco de filosofia a flor da pele, tanto que ate prova de faculdade ja teve sobre ele. Eu, cm filhote do obvio, não gostei... muito complexo, muito filosofico, muito psicologico muito enfim (tb nao gosto dos filmes velozes e furiosos e odeio novelas). Como já disse, sou filhote do obvio, da ação, do terror, do suspense, da explicação.. e principalmente dos filmes baseados em quadrinhos *-*

    ResponderExcluir
  12. Por favor, abram um livro, pelo amor de Deus... o filme tem um embasamento científico maravilhoso(pelo menos o primeiro) se voce estava procurando um filme so de terror sem sentido, por favor nao volte a assistir e continue nos seus jogos mortais, o segundo entra em um assunto de quantica, que obviamente, você nao deve ter prestado atenção nas aulas... se voce não gostou nao saia ridicularizando a obra.

    ResponderExcluir
  13. SamLilith não entendeu a lógica do filme, por isso critica ele. Mas é um filmaço. Como foi produzido o filme não importa, ele não é um filme de terror e sim um filme de lógica. O Cubo Zero tem 26 compartimentos e é "rudimentar", a saída está no compartimento 27, da mesma maneira como foi projetado o Cubo 1 (porém mais engenhoso) e no Cubo Zero está em teste com voluntários que trabalharam para construir o cubo, assim como o Cubo 1 e Hipercubo são voluntários que assinaram o contrato. O Cubo 1 mostra o doente mental( que ficou doente mental por causa da cirurgia que fizeram em seu cérebro. Esse doente mental (ex-funcionário) que libertou a loira do Cubo Zero conseguiu se libertar do Cubo 1. Já no hipercubo temos o cubo com maior tecnologia e mudanças espaciais, projetado por um gamer e uma hacker, um designer e uma advogada da empresa e um coronel da Defesa Militar. Todos funcionários que foram colocados como teste no hipercubo trabalham na empresa. A hacker cega carregava consigo uma fórmula para tornar o hipercubo mais engenhoso e quando soube que pessoas seriam colocadas dentro e seriam mortas, fugiu da empresa, encurralada entrou para dentro do hipercubo. A loira pegou sua fórmula em seu cordão e quando entregou a fórmula foi morta. Ou seja, o filme hipercubo acaba com aquela sensação de que haverá outro, seguindo agora a fórmula da famosa hacker.

    ResponderExcluir