quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Stand-up comedy de gratis.


Esta semana, fui levar minha gata ao veterinario, e algo que eu achava banal, se transformou em um momento que ficará marcado, até porque, desde o principio que vivenciei tal momento, sabia que daria um post para o blog. Assim algo tenso aconteceu em minha viagem de volta do veterinario.
A viagem a seguir levou 40 minutos, e foi baseada em fatos reais.

Peguei a van no ponto final (nota: aqui, temos a opção do transporte alternativo, opção barata com relação ao onibus, logo, todo mundo anda de van) Uns dois pontos seguintes, entra um senhor e senta-se ao lado do motorista. Um senhor já de certa idade (3°idade) de cabelos brancos (tãoo brancos, que faria o Omo sentir inveja). Logo ao entrar, o senhor já se mostrou bem comunicativo... "Bom Dia! Tudo bem? Como vai a familia? Tá quente hoje, não é rapaz?" ...Muito simpatico, entretanto, deu pra perceber que ele não era conhecido nem do motorista, tão pouco do cobrador, mas isso não o impediu de adentrar em uma conversa, que levaria tooodaaa a viagem.
Ao passarmos por uma favela comunidade, saudoso, o vôzinho começou a sua conversa. Não sei se posso chamar de conversa, porque o motorista e o cobrador mal abriram a boca, isso estava mais pra monólogo, com participação ativa da platéia. E assim começa...

-"Rapaz! Já morei aqui... Tempos bons, sinto saudades, sabe!?"
O motorista faz uma cara de pesames, como se alguem tivesse morrido. Talvez, o motorista fez essa cara em solidariedade a saudade que o vôzinho estava sentido do antigo lar. Entretando.. acho que o motorista se arrependeu, pois o que o senhor disse logo em seguida, fez ele ficar sem palavras.
-"Sabe, eu morava em um condominio muito bom aqui. Condominio Buraco Quente. Fica em um ponto priveligiado, na faixa de Gaza. Estrategicamente localizado entre a Rua Ida Sem Volta e a Avenida Mete Bala."
Tentei disfarçar minha cara após ouvir isso, a senhora que estava do meu lado também... mas entre uma cara e outra, a do motorista venceu. O motorista e o cobrador se entre olharam, e ficaram assim por alguns segundos. A cara do cobrador, foi de quem mora ou ja morou em condominio similar. Eu ri, não do que o vôzinho disse, nem da cara do cobrador, mas da cara do motorista. Como vou definir a cara.. hmmm... Imagina a seguinte situação: você está em um local fechado, com um grupo de pessoas que não conhece. Logo em seguida você solta um 'pum' (do verbo peidar) Aquele silencioso, que você sabe muito bem que são os piores. E assim você começa a suar frio e dá um sorriso amarelo, rezando para quem sentir o cheiro, não descubra de onde veio. Imaginou a situação? Pois bem, essa foi a cara que o motorista fez. Não que ele tenha soltado um pum, mas a cara foi a mesma.
Indiferente a reação do motorista, o vôzinho continuou sua narrativa.
-"É um condomio excelente. Sabia que pessoas famosas moram nele?!"
A cara do motorista, era de alguem ja conformado a ouvir historias, mas creio eu, que historias desse tipo, era a primeira que ele estava ouvindo.
-"Não sabe não? É aquela dupla de cantores, faz sucesso em todo lugar. São o Puxa uma & Cheira Pó. Era uma dupla sertaneja, mas com o sucesso do funk, acabaram virando Mcs."
O silencio toma conta da van por alguns segundos, e nem vou falar a cara que o motorista, o cobrador, e os outros passageiros fizeram. Mas sabe, eu achei graça da situação. Nessas horas devo agradecer por não ser motorista?!?
Indiferente a cara do motorista, o vôzinho continuou seu monologo, sobre o Condominio Buraco Quente.

De repente ele muda a historia. Acredito que o senhor estava cansado de falar sozinho, então tentou forçar o motorista falar, com uma estratégica simples... fazer charadas (O.õ) Será que o vôzinho estava ensaiando para se apresentar em um stand-up comedy?
-"Você é bom em charadas?" - pergunta o senhor ao motorista.
-"Ihhh... Agora ferrou. Ele é lerdo, senhor (se referindo ao motorista). Mal sabe fazer contas, quanto mais responder charadas." - respondeu o cobrador.
-"Que isso, rapaz!!" - exclama o vôzinho para o motorista.
-"Mas é verdade, tio! - enfim, se dá a voz o motorista - "Estudei até o ensino médio, com muito sufoco, rezando pra poder passar. Por que o senhor acha que sou motorista? Porque aqui não preciso estudar. Imagina ter que fazer prova de matematica com aqueles xy, pra ser motorista de van?! Ninguem ia ser motorista. Já tem que fazer a prova do detran, pra tirar a carteira, tá de bom tamanho."
Nessa hora pensei se não era melhor mesmo o motorista ficar calado. O que sera que ele quiz dizer com isso!?! Ele falou isso pra fugir da charada, ou ele tava querendo ser 'engraçado' igual o vôzinho, oouuu ele realmente falou serio e generalizou, ao dizer que a pessoa vira motorista porque é 'burro'??!? Bom, seja como for, as palavras do motorista não fizeram o senhor calar-se.
-"Para com isso, rapaz! É facil, é mole descobrir, é assim. O que é redondo, tem um buraco no meio, começa com C e você com certeza já deve ter dado??"
Preciso dizer a cara que o motorista e o cobrador fizeram? (aiai) O motorista ficou calado na dele, pensando, acho. Já o cobrador fez uma cara do tipo... Putz! Como ele descobriu!? Achei que estava sendo discreto. Logo depois, quase que automaticamente, o cobrador, como todo homem faz, encarnou no motorista com piadinhas sem graça de duplo sentido. (pra disfarçar) xD
Depois de rir por um tempinho o vôzinho responde a charada.
-"Vocês são muito maudosos. Perguntei nada demais. O que é redondo, tem um buraco no meio, começa com C e você com certeza já deve ter dado? O CD. Vai me dizer que você nunca deu um CD de presente... Ah! Quanta maudade. Viu, viu!"
E assim, o vôzinho fez mais duas ou três charadas. Tentei me desligar do assunto, fiquei ali imaginando se o vôzinho ficava em casa, na frente do espelho do banheiro, falando sozinho, treinando suas falas, para usa-las na primeira oportunidade. Mas era impossivel me desligar, eu estava perto demais. Isso que dá não andar com um MP qualquer coisa no bolso.

Eis que o senhor entra em seu terceiro e ultimo ato de seu stand-up. Acabando as charadas, ele começou a falar de sua esposa.
-"Me casei, e logo em seguida me aposentei. A pior coisa que fiz, foi ter me aposentado. Hoje faço de tudo pra sair e ficar um bom tempo longe de casa, sabe."
- Por que tio? A patroa pega no pé? - pergunta o motorista, se rendendo a conversa.
-"Que nada rapaz. Quanto menos tempo passo em casa, menor as chances de eu pisar na lingua dela"
Oooook! Dessa eu ri. Até o motorista riu, acho que ele deve ter uma dessa em casa.
-"Rapaz, é serio! Me casei com uma paraiba, baixinha.. Meu Deus, como ela fala. E é brava a mulher, nordestina e baixinha, imagina a situação. Sabe o que dizem de mulher baixinha? É tudo verdade."
Esse foi o momento de desabafo do vôzinho.
-"E sabe como é.. Eu sendo o homem da casa, tento dar sempre a ultima palavra... Sim, querida! Já vou, benzinho! Claro que vou fazer, amor! Sim senhora! ...Tá bom, você acha que sou louco em não obedecer?!?"
E conforme ele falava da esposa (e da sogra), o motorista se acabava de rir. É, acho que o senhor conquistou, enfim, a platéia. Acredito que a proxima van que ele pegar, irá começar falando da mulher. xD
Alguns minutos depois, ele se despediu do motorista e desceu. Será que o senhor encontrou nessa forma, divulgar seu trabalho? Então ele deveria ter deixado um cartãozinho.
Na van, motorista, cobrador e os outros passageiros, fizeram um zumzumzum com relação ao senhor, e sua apresentação. No fim, o motorista disse que adorou o vôzinho. Acho que ele deve ganhar uma graninha extra apresentando seu monologo por aí.
Por que será que falar da mulher e/ou da sogra sempre rende boas risadas?

Bom, e assim termina minha viagem. É cada coisa que se encontra por aí... xD
Eu gostei do vôzinho, lembrou meu pai... Não, meu pai é pior (u.u)

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário