terça-feira, 6 de abril de 2010

Indagações de uma Colunista Parte I


Olá mais uma vez! Samara ao seu dispor.


Domingo passado foi pascoa, e infelizmente não postei nada neste dia, até porque estava ocupada demais comendo chocolate, e não iria gostar de sujar o teclado, seria um desperdício. Estava a toa em casa (como sempre) resolvi ligar a TV, passava o programa do Gugu, com o quadro lendas urbanas (que por sinal achei um ó). Fiquei vendo aquela lenda urbana tosca sobre um acampamento, não me prendi a detalhes, e com alguns minutos minha imaginação rolou solta, logo, delirei (acho que foi o excesso de chocolate 70% açúcar). Com o delírio, fiquei me lembrando das lendas que os pais contam, só para as criancinhas ficarem comportadas. Não me limitei só com as lendas, mas com toda história boba que é passada de pai pra filho. Começando justo com a pascoa, com a velha historia do coelhinho que trás ovos de chocolate. Pois então, com essa idéia na cabeça resolvi analisar tais casos, lendas, ou qualquer outro nome que tenham, que nossos pais amam contar. Ou será que eles contam só porque não têm algo melhor pra dizer?

E aqui começa, as indagações de sua colunista. ^^


“Coelhinho da pascoa que trazes pra mim”. É de praxe dizer que o coelhinho trás ovos de chocolate, só que para ganhar a criança precisa ser comportada. Ok! Mas qual a origem da historia? Por que os pais não contam a origem da lenda do coelho, afinal, uma coisa todo mundo tem que concordar coelho com ovos e ainda de chocolates... eerrrr... Nas escolas enfeitam as crianças como coelhos, eu já fui pintada na época da creche, mas quem disse que a professora contou por que o coelho é símbolo da pascoa. Isso é algo que as crianças simplesmente engolem junto com o chocolate. O importante é a criancinha comportada.

No mesmo patamar está o Papai Noel. Não! Eu não tenho nada contra Papai Noel e coelho da pascoa! Mas dizer pra criança, para se comportar o ano todo, senão o papai noel não vêm pra deixar presente, isso têm cheiro de chantagem. Opa! Melhor deixar o bom velhinho quieto ( quero garantir meu presente esse ano) Mas admitam, muitos pais não conhecem a origem do Noel, simplesmente ele vêm deixa o presente na noite de natal pra todas as crianças comportadas do mundo. Tá bom!


Isso são historias simples, coisas bobas, e as outras lendas que origens têm ? As velhas lendas que servem pra amedrontar. Não vou aprofundar, mas quem nunca ouviu quando pequeno, a lenda do homem que levava crianças desobedientes?


Quem já assistiu Chaves, já ouviu falar do “homem do saco”. O homem do saco vem com seu saco de pano atrás das crianças desobedientes. Ok! É valido criar uma historia assim pra fazer seu filho ficar comportado, porém, isso pode criar um trauma, a criança pode não querer sair mais de casa, pois o homem do saco pode pegar. Algo interessante, como alguém carrega uma criança no saco e ninguém vê? O saco em questão, seria de pano mesmo? Mas, quando começou isso? Quem espalhou a lenda? Agora o mais importante, o que o homem do saco faz com as crianças quando as levam? Será que ele as vendem? Ou será que faz mingau?

Agora entra outra lenda, “o lobo mal, que pega criancinhas pra fazer mingau”. Será que o homem do saco e o lobo mal são as mesmas “pessoas”? Melhor! Será que o homem do saco é dono do lobo mal, e ele o treinou pra pegar criancinhas pro seu mingau? Mistérios... De uma coisa sei, vai que uma criança resolve parar de tomar leite, só porque se lembra do lobo mal fazendo mingau, as indústrias de lactíneos não devem gostar dessa lenda.


Fugindo de lendas que servem pra deixar os pequenos comportados, vamos as cantigas de ninar, que no fundo servem pra traumatizar crianças. Sim! Cantigas de ninar são traumatizantes. Vejamos!


“Boi boi boi, boi da cara preta, pega esse menino que tem medo de careta”. Caramba, qual criança não tem medo de uma cara feia, que nem precisa ser careta? Nossa... Aí o menino fica com aquilo na cabeça, não dorme, porque o boi da cara preta pode aparecer, e ainda pior, a própria mãe que chamou o bicho pra vim pegar!!! (Gente, eu juro, tenho medo de vaca até hoje, não chego perto de uma vaca ou boi nem que me paguem).

“Dorme neném do meu coração, papai foi pra roça, mamãe não foi não. Bicho papão sai de cima do telhado... e blablabla”. Não me lembro do resto da cantiga, mas só essa parte traumatiza mais que o Jason, olhe a primeira parte “... papai foi pra roça, mamãe não foi não”. Moramos na cidade e papai foi pra roça? Por quê? Não tinha trabalho aqui pra ele? Outro ângulo: Papai foi pra roça? Sempre disseram que ele era pedreiro! Papai não é advogado!? Então por que ele foi pra roça? Mais outro ângulo, o dos filhos das mães solteiras: Papai foi pra roça? Mas até então me disseram que eu não tinha pai e agora ele tá na roça! Por que o vagabundo não vêm me registrar, só fica na bendita roça? (O que foi? Eu não disse que estava delirando, ainda deve ser o efeito dos chocolates que comi).

Voltemos a cantiga, segunda parte “ Bicho papão sai de cima do telhado.” Me respondem, que criança ficaria bem no berço sabendo que o pai tá longe pra cacete, lá na roça, enquanto a mãe e ele tão a mercê do bicho papão?!!? A mãe sozinha vai encarar o bicho papão, caso ele desça do telhado?

Depois os pais reclamam que os filhos são anti-sociais, uma criança crescendo ouvindo isso, como será quando adolescente?

Agora uma cantiga que minha mãe cantava muito pra mim: “Quem quer casar com a Dona Baratinha? É bonitinha têm fitinha no cabelo. E têm muito dinheiro no cofrinho e gosta muito de dançar o tcha tcha tcha.” Eu sei... cantiga das antigas, e meu irmão cantou muito pros filhos. Mas aprofunde na canção. Casar com Dona Baratinha, crescemos com nossa mãe matando baratas, dizem que são bichos nojentos e asquerosos, então matam. Por que matou a barata?? Ela poderia ter sido Dona Baratinha!! Pobre dela, morreu antes de se casar. Ei! Essa barata não tem fitinha no cabelo, baratas tem cabelo? Mãe você mato a barata!! E se essa barata fosse o noivo da dona baratinha? Dona baratinha tá viúva! Se baratas são bichos tão nojentos assim, por que ela tem uma musiquinha só dela? Vão por mim, uma criança pode ficar confusa com isso.

Segunda parte da canção: “E têm muito dinheiro no cofrinho”. Pera aí! Uma barata pra arrumar casamento tem que ser rica? Como ela conseguiu tanto dinheiro? Dona Barata tá tão desesperada pra casar, que tem que dizer sobre seu dinheiro? Se ela arrumar alguém, será um interesseiro? Absurdo! Não Dona Barata não se case com Seu Ratão, ele tá de olho na sua grana.

Aí eu digo, quando uma guria resolve dar o golpe da barriga pra se dar bem na vida, ninguém pode reclamar, afinal, dona baratinha pra se casar deve que anunciar que era rica.


E o pior de tudo, quando essas crianças crescem descobrem que era tudo invenção, e quando estas tem filhos, cantam as mesma cantigas traumatizantes, contam a mesmas histórias fantasiosas de coelho com ovos de chocolates e homem de vermelho descendo por chaminés. Moramos no Brasil aqui não usamos chaminés, como o Papai Noel faz então?

Pais com filhos nerds, não passam por isso, foi o meu caso. Quando eu era criança, fiz muitos coleguinhas chorarem, só por que eu dizia que papai noel não existia, nem coelhinho da pascoa. Até a professora veio falar com minha mãe sobre o caso, mamãe olhou na cara dela e respondeu “E daí? Não existe mesmo!” Detalhe, muitas mães e suas crianças estavam próximas, quando minha mãe falou isso. Nem preciso dizer que fui uma criança que não tinha amiguinhos na escolinha. XD


Sabem de uma coisa... Vou ficar por aqui, esse assunto já rendeu demais.

E você, conhece mais alguma lenda ou cantiga de ninar traumatizante? Se conhece, pode começar a mandar seu comentário. Ahh... Tá com vergonha de dizer que foi uma criança traumatizada? KKK ... Já tô rindo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário