sábado, 30 de julho de 2011

27 - A idade dos que se foram..


Sabado passado (23), Amy Winehouse foi encontrada morta em seu apartamento em Londres. Hoje, uma semana após, fãs continuam fazendo vigilia, onde a cantora morava. Amy morreu jovem, aos 27 anos, e como uma coincidência tragica, muitos outros astros da musica, também nos deixaram na mesma idade.
No post de hoje, DasCapeta relembra esses astros. Com problemas (alcool/drogas) ou não, deverão ser sempre lembrados por seus talentos.


Robert Johnson (1911 - 1938)
Cantor, compositor e guitarrista de blues. Influenciou muitos artistas durantes anos, como Eric Clapton, Bob Dylan, Led Zeppelin, e os The Rolling Stones. Suas musicas são até hoje interpretadas e adaptadas por esses artistas. Morreu envenenado. Porem, consta a lenda que Johnson teria vendido a alma ao diabo, para que pudesse ser o melhor musico do seu tempo, e apos o periodo do "contrato" terminar, ele fora levado. Essa lenda ganhou força depois da serie Supernatural ter mencionado o assunto, no episodio oito da segunda temporada.

Brian Jones (1942 - 1969)
Brian, deu o nome a banda The Rolling Stones. Apos mergulhar no mundo das drogas, foi demitido da banda pelo proprio Jagger. Morreu afogado em sua piscina. O guitarrista foi o primeiro "astro" a morrer aos 27 anos.

Jimi Hendrix (1942 - 1970)
Considerado até hoje, como o maior guitarrista da historia do rock, era também cantor e compositor. Um dos mais importantes e influentes músicos de sua era, gravou discos incriveis. Morreu sufocado no proprio vomito.

Janis Joplin (1943 - 1970)
Tambem compositora, Janis arrebentava quando subia ao palco e cantava seu rock blues. Possuia alguns titulos como "a rainha do Rock", "a melhor cantora dos anos 6o" e "maior cantora de blues da sua geração". Sua voz era sua caracteristica mais marcante. De temperamento dificil, morreu de overdose.

Jim Morrison (1943 - 1971)
Vocalista e compositor do The Doors, o poeta tinha um temperamento imprevisivel. Dono de uma voz bonita e potente, foi simbolo sexual. Morreu de overdose, entretanto, relatórios oficiais dizem que foi "ataque de coração" a causa da sua morte.

Gary Thain (1948 - 1975)
Um dos maiores baixista do mundo heavy metal. Sua vida começou a desmoronar depois de sofrer um acidente no palco, onde foi eletrocutado por seu baixo. Logo após, foi demitido da banda Uriah Heep, por culpa de seu vicio em heroina. Entrou em depressão. Encontrando sempre consolo nas drogas, morreu por overdose.

Peter Ham (1947 - 1975)
Cantor e guitarrista da banda britanica Badfinger. Em 68 assinou contrato com a gravadora do Beatles. Em 1970, apos um novo empresario assumir o controle, as coisas não andaram bem para a banda. Depois que o empresario fugiu com todo o dinheiro do grupo, Ham se sentiu culpado por ter confiado demais. Cometeu suicidio, se enforcando.

Mia Zapata (1965 - 1993)
Com 9 anos aprendeu a tocar guitarra e piano, sendo influenciada pelo punk rock. Fundou a banda punk The Gits. Fez sucesso em 1992, com o crescimento do estilo grunge. Morreu de ferimentos internos, após ser espanca e violentada em um distrito de Seattle.

Kurt Cobain (1967 - 1994)
Considerado "pai" do grunge. Vocalista da banda Nirvana, também era guitarrista e compositor. Apos consumir drogas, acabou se matando com um tiro na cabeça.

Kristen Pfaff (1967 - 1994)
Baixista da banda Hole, banda da mulher de Cobain, Courtney Love. Ela entrou na banda e participou de apenas um disco. Pela lenda que se desenrola, Kristen teve um caso com Kurt. Morreu de overdose, 2 meses depois de Kurt.

Rickey Edwards (1967 - 1995)
Guitarrista e compositor da banda Manic Street Preachers, uma das principais bandas inglesas da década de 90. Com suas letras intelectuais e de indole politica, mais seu carisma, lhe renderam o 'status' de ícone. Desapareceu em 95, seu carro foi encontrado em uma famosa e conhecida ponte procurada por suicidas.

Amy Winehouse (1983 - 2011)
Cantora e compositora, começou sua carreira na 2003. Mesmo lançando apenas 2 albuns Amy já fez escola, tendo influenciado outras artistas como Adelle e Gabriella Cilmi. Amy não era conhecida apenas pela sua voz marcante e visual unico, mas também, pelos escandalos e por ser presa algumas vezes. Foi encontrada morta em seu apartamento, por seu segurança.



Existem tantos outros artistas das lista dos 27 - a idade do adeus. Para conherem outros musicos e cantores, que infelizmente nos deixaram quando estavam no auge de suas carreiras, é só dar uma olhada nos links das fonts logo abaixo.

DasCapeta também é cultura.



Fonts: R7.com e Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário