domingo, 31 de outubro de 2010

Feliz Dias das Bruxas!!

Hoje é dia das bruxas (halloween se preferir), e DasCapeta não poderia deixar de render homenagens. Hoje também rola o segundo turno das eleições para presidente... Fico aqui pensando, tem dia melhor do que hoje, para se eleger o futuro lider do país?
Dia das Bruxas... Dilma e Serra... aiai...
Enfim, deixando eleição de lado, DasCapeta resolveu dar um aula de historia, revelando a vocês a origem do Halloween.


A palavra halloween surgiu do nome all hallows'eve (Dia de Todos os Santos), festa cristã celebrada no dia primeiro de novembro nos Estados Unidos e em todo o mundo.
A festa do dia das bruxas originou-se de rituais pagãos da Idade Média que celebravam a passagem do outono para o inverno (diz a lenda que as almas dos mortos visitavam a Terra no dia 31 de outubro). A crença foi levada para os Estados Unidos por imigrantes escoceses, ingleses e irlandeses.
Os celtas celebravam os mortos e os cristãos, com medo, trancavam-se em suas casas, deixando esculpida na porta uma careta numa abóbora, em cujo miolo era acesa uma vela para espentar os maus espíritos. As crianças que não se amedrontam com o boneco batem nas portas fingindo ser fantasmas e ameaçam os moradores com a frase "Doces ou Tracessuras?".
Essa brincadeira conquistou o mundo ao longos dos anos, inclusive o Brasil.

Para o DasCapeta não tem dia melhor no ano como hoje \o/


E aí, Doces ou Travessuras?

Nenhum comentário:

Postar um comentário